precedência

Billie Ro

Senior Member
Spanish (Spain)
Saludos. ¿Cómo entendéis precedência en este contexto? Yo lo entiendo de esta manera, por desmenuzarlo parafraseando: "cuyo origen puede remontarse a una época anterior, antes de que el ámbito de lo público ocupara un lugar preeminente en los procesos de modernización". ¿Voy bien encaminada? Gracias.

...cabe um comentário acerca do papel ocupado pelos operadores do Poder Judiciário na história política brasileira, cuja origem pode ser remontada à precedência do mundo público como protagonista de processos de modernização.

Lo que me descoloca es algo que dice más abajo:
Essa precedência, todavia, se atualiza na Carta de 1988, entendida como conjunto de valores...
 
  • Carfer

    Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Só com esses elementos é difícil ter a certeza, mas 'precedência' aparenta significar aí primazia ('primacía' em espanhol). É um uso comum quando se trata de hierarquias ou de níveis protocolares. Não se trata, portanto, de anterioridade no sentido temporal, mas de superioridade ou importância (um ministro tem precedência sobre um governador, por exemplo, ou seja, tem maior relevo e destaque do que este, passa-lhe à frente numa cerimónia protocolar, por exemplo. Não leve o exemplo à letra, não sei se corresponde à realidade, inventei-o apenas para explicar a ideia). Nessa interpretação, isso quer dizer que o mundo público (no sentido de instituições/ poderes/actores/ públicos) teve maior importância/peso/papel mais relevante/ nos processos de modernização do que o privado.
     
    Top