"metia o pau SUS" / "para de matar bicha preta"

altita

Senior Member
English
Uma outra música:
Que ironia cita Carolina de Jesus, mas há pouco tempo atrás metia o pau SUS, posta foto com tag salve o planeta. Porra! Para de matar bicha preta!

O que significam "metia o pau SUS" e "para de matar bicha preta"?

• pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Meter o pau, pode significar "falar mal/dizer coisas negativas" e SUS pode ser o Sistema Único de Saúde brasileiro.
    Para de matar bicha preta, parece-me uma critica a alguém que censura homossexualidade negra (dois preconceitos juntos).
    Ou, numa situação extrema, matar literalmente gays de raça negra, não sabemos todo o contexto, e tratando-se de canções, podemos sempre correr o risco de interpretar mal o autor da letra.

Last edited:

Alecm

Member
    Português - Brasil
    A expressão é "meter o pau em alguém", então a frase parece incompleta

Acho que seria meter o pau no SUS

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    A expressão é "meter o pau em alguém", então a frase parece incompleta

Acho que seria meter o pau no SUS
    Sim, faz mais sentido com a contracção (preposição + artigo) mas tratando-se da letra de uma canção, existe essa espécie de "liberdade".

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Depois de analisar o texto, aquilo que salta à vista, que mais se nota, é a forma como é feita uma crítica a alguém que se contradiz por, ao mesmo tempo, citar a escritora Carolina de Jesus - escritora, compositora e poetisa brasileira - e falar mal (meter o pau) no SUS (sistema único de saúde).
    Também é criticado por, depois do que é referido, postar foto/s com o tema: "Salve o Planeta".
    No final aparece a outra sua dúvida "Para de matar bicha preta!" que, após toda a narrativa da contradição, o melhor significado para isso seria:
    "Deixa de ser hipócrita!"
    É uma opção que me faz sentido. Não sei se o fará para os colegas brasileiros.
    Espero que isto contribua para ajudar.

Last edited:

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Engraçado que não achei a música. Também, tenho quase certeza que tem um erro aqui: ' Que ironia cita Carolina de Jesus ',
    deve ser ''citar''. Provavelmente está criticando o brasileiro que se diz defensor do planeta, que criticava o SUS, etc., mas que tem uma postura hipócrita. Por exemplo, hoje, quase que mais de 80 porcento dos brasileiros desejam tomar a vacina que o SUS dá gratuitamente para o cidadão (quando tiver a vacina, ; ) ). A bicha preta, eu precisava conhecer a letra toda para ter certeza a que se refere.
    mas há pouco tempo atrás metia o pau SUS, posta foto com tag salve o planeta. Porra! Para de matar bicha preta!