Conectores / conjunçoes

cpamef

Member
Español
Olá Galera! Tomara que tudo esteja bem com vocês..

Gostaria de saber quais as conjunçoes ou conectores que podem iniciar período ou oração. Quer dizer.. eu sei que não posso começar uma frase com PORÉM ou com ALIÁS porque não faria sentido..

Muito obrigada
Pame

Ps. gostaria também de obter uma lista com as conjunçoes e contectores corretamente classificados (adversativos, aditivos e outros)

OBRIGADA!

• Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Gostaria de saber quais as conjunçoes ou conectores que podem iniciar período ou oração. Quer dizer.. eu sei que não posso começar uma frase com PORÉM ou com ALIÁS porque não faria sentido..

Não é bem assim, cpamef. Gramaticalmente, de todas as coordenativas, só 'mas' tem obrigatoriamente de iniciar a oração. As outras podem vir no início da oração ou após um dos seus termos. Aliás, só não tem sentido que 'porém' ou 'aliás' iniciem a frase quando essa frase é a primeira do texto ou, não sendo, não tem nenhuma relação lógica com a frase que a antecede (se são coordenativas, elas têm de coordenar alguma coisa, não é?).
    É verdade que, quando eu era estudante, ensinaram-me, mas apenas por razões estilísticas, que conjunções como 'porém', 'contudo', 'todavia' não deviam iniciar a frase. Devo dizer-lhe que nem sempre vejo razão para tanto e a realidade do uso da língua, a meu ver, desmente claramente esse preceito.

Nota. Deixei-me levar pelas referências a 'porém' e 'aliás' e só agora me apercebi que a questão de cpamef é mais vasta, fala de conjunções em geral. Como são muitas, é dificil pormenorizar agora. A diferença em relação ao espanhol, se existe, parece-me mínima. Creio, por isso, poder dizer que muitas delas podem efectivamente começar orações. E quanto às que referiu, remeto para o que disse acima.

Last edited:

davidcba669

New Member
    español
    Conectores de Adicion: nao so, alem disso, e, ainda. conectores de causa consecuencia , em face , portanto , assim, por isso, logo, entao, porque , pis. conector de redefinicion y/o ejemplificacion ou seja, por exemplo, listo e , quer dizer, em outras palabras, ou por outra, a saber. referencia . los, ele, sua, delas, sua, la , deles, suas, a, ele, deles, nos.