técnico, músico, matemático (feminino)

< Previous | Next >

Dymn

Senior Member
Olá,

Já li "a médica" como feminino de "o médico", mas não sei qual a flexão feminina destas profissões. Acho que nestes casos é mais difícil, pois técnica, música, matemática já têm significados em si mesmos. Então é "a técnico", "a músico", "a matemático"? Ainda não encontrei nenhum exemplo.

Obrigado

• jazyk

Senior Member
    Brazílie, portugalština
    Não, a médica, a técnica, a música e a matemática. Não temos esses melindres que têm alguns falantes de espanhol.

Last edited:

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Não, em Portugal pelo menos, 'a músico/técnico/matemático' não se diz. Ao contrário do espanhol e do francês, o artigo segue o género e se o substantivo puder ser flexionado, também. É, contudo, natural que se procure refrasear quando o que se quer dizer não resultar claro do contexto, mas, em regra, feminizamos as profissões. Mesmo 'juiz', que oscilou algum tempo entre 'a juiz' e 'a juíza', mostra já uma nítida preferência por esta última forma. O que, de uma forma geral e referindo-se concretamente a uma mulher, nunca ouvi é 'o juiz'.

P.S. Cruzei-me com o jazyk. Continuo a levar muito tempo a escrever, os meus problemas de teclado persistem e, infelizmente, vão persistir mais um par de meses. Não apago o post apenas pelo segmento referente a 'juiz'

Last edited:
    < Previous | Next >