Saneamento

< Previous | Next >

leya25

Senior Member
Brasil Portuguese
Estoy a traducir una Setencia del Tribunal de Português para Esapañol, pero hay un termo que no puedo traducir.

Saneamento: ???
El tribunal es competente en razón de nacionalidad, de la matéria y de jerarquia.

muchas gracias

• Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    O 'saneamento' é a fase do processo em que este é expurgado das questões que já estão decididas ou que não interessam para a boa decisão da causa por via do 'despacho saneador', de modo a que o processo prossiga só com a matéria controvertida e sobre a qual ainda há que fazer prova. Não tem equivalente directo no direito espanhol, de forma que não lhe sugiro nenhuma tradução.
    Tem uma explicação, que espero que ajude, neste tópico: http://forum.wordreference.com/showthread.php?t=1840958&highlight=saneador

Cafeka

Member
    Español
    Hola, ¿qué tal? Estoy traduciendo un mandato y me encuentro con la siguiente expresión que, sinceramente, no le encuentro un equivalente en español... Es la siguiente, ¿alguien me podría decir a qué se refiere en español con "obrigar-se pelo saneamento"?

".... obrigar a evicção de direito, pagar impostos, obrigar-se pelo saneamento, multas, interesses compensatórios..."

¡Muchas gracias!

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Impossível responder só com esse trecho, que tem vários problemas. O que é 'obrigar a evicção de direito'? Sei o que é evicção, naturalmente, mas 'obrigar a evicção'?! nunca ouvi nem li. Quanto a 'saneamento', só me ocorre que possa ter alguma coisa que ver com 'saneamento básico' e as multas com a eventual violação da alguma norma que regula infra-estruturas urbanísticas, designadamente o saneamento, mas é completamente especulativo.

Cafeka

Member
    Español
    Pois é, Carfer, essa procuração veio do jeito que escrevi acima... também não entendo essa questão de "obrigar". Continuo a pesquisar, muito obrigada!

< Previous | Next >