mesa electoral, colegio electoral

< Previous | Next >

Dymn

Senior Member
Bom dia,

Em Espanha uma "mesa electoral" é a mesa com as urnas e as pessoas que controlam a votação. Um "colegio electoral" no entanto é o edifício onde é feita a votação (chama-se assim acho porque a maiora são escolas). Cada colegio tem uma ou várias mesas.

Gostava de saber como é isso em Portugal ou no Brasil. Pelo que vi, parece que em Portugal "mesa de voto" é usado para ambos, pelo menos informalmente. É assim?

Muito obrigado

• Dymn

Senior Member
    Obrigado,

Mesa receptora de votos e colégio eleitoral, pelo menos oficialmente: Glossário - Termos iniciados com a letra C — Tribunal Superior Eleitoral
    Um pouco longo :D

[URL='http://www.tse.jus.br/eleitor/glossario/termos-iniciados-com-a-letra-c']Glossário - Termos iniciados com a letra C — Tribunal Superior Eleitoral[/URL] said:
    Colégio eleitoral
    Conjunto de eleitores de determinada circunscrição ou parte dela. Pode-se falar, também, do colégio eleitoral de uma cidade, um distrito, um bairro, etc.; em referência ao colégio eleitoral organizado na vigência da Constituição de 1967, compreendendo os membros do Congresso e representantes – ora das assembléias legislativas estaduais, ora dos partidos majoritários dessas assembléias – para eleger o presidente da República; e – enquanto durou a eleição indireta dos governadores dos estados – o colégio eleitoral composto por deputados estaduais e representantes das câmaras municipais.
    Acho pela definição não é sinónimo do "colegio electoral" espanhol, em Espanha é um local físico onde é efectuada a votação.

jazyk

Senior Member
    Brazílie, portugalština
    Também acho que não é, daí a minha ressalva e o meu comentário sobre São Paulo. Normalmente se pergunta Em que escola você vota? Mas não sei se se poderia dizer escola eleitoral ou de votação. Acho que não.

Seria bom alguém confirmar.

Um pouco longo
    Mesa de votação.

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Em Portugal 'mesa' é o conjunto de pessoas que dirige as operações eleitorais em cada 'secção' de voto. A 'secção' é uma subdivisão da 'assembleia de voto', correspondendo uma 'assembleia de voto' a uma freguesia (as freguesias são divisões administrativas básicas, havendo normalmente várias em cada município). As freguesias mais populosas são divididas em 'secções', de modo a que cada uma não exceda 1.500 eleitores (a minha freguesia/assembleia de voto, em Lisboa, por exemplo, tem 29 secções). Cada secção tem, naturalmente, uma 'mesa'. Normalmente, as secções funcionam em salas de aula das escolas da freguesia e é comum que na mesma escola funcionem várias secções, mas, em princípio, vocabularmente, não relacionamos as escola com as secções de voto, pelo que, aqui, será a 'secção' que corresponderá ao 'colegio electoral' espanhol (marginalmente, é raro que em Portugal as assembleias ou secções de voto funcionem em 'colégios'. É que, cá, o termo reporta-se, regra geral, a um estabelecimento de ensino privado e, por imposição legal, os actos eleitorais devem decorrer em edifícios públicos, salvo se não houver nenhum que possa acolher o acto de votação). Isto não quer dizer que, tecnicamente, não exista em português a expressão 'colégio eleitoral'. Existe, mas refere-se ao conjunto de pessoas que têm capacidade eleitoral para uma eleição determinada (o 'colégio eleitoral' para a Assembleia da República é, portanto, o conjunto dos cidadãos que podem elegê-la, o 'colégio eleitoral' para os órgãos de um clube, os sócios com direito de voto, etc.). Também não quer dizer que não se possa perguntar a alguém em que escola vota se se quiser saber o local, mas isso pressupõe que o acto decorra numa escola, o que não é garantido, e, de qualquer modo, não é a designação legal nem o termo que encontrará habitualmente nos meios de comunicação quando noticiam eleições.

jazyk

Senior Member
    Brazílie, portugalština
    Acho que colegial também já não tem no Brasil o significado de estudante., mas já teve.

Para as pessoas da minha geração, colegial é o que se chama agora ensino médio.

gato radioso

Senior Member
    spanish-spain
    Cá em Espanha temos:
    *Circunscripción electoral: geralmente é a província, excepto nas eleições autárquicas nas quais é o município.
    Cada município fica dividido em distritos e cada um de estes em secciones.
    *Colegios: local onde a gente vai votar
    *Mesas: subdivisões menores dentro dos colégios.
    A subdivisão está feita com o propósito de que cada sección não tenha nem menos de 500 eleitores nem mais de 2500. Assim, é frequente aglutiná-las ou dividi-las segundo esse área crescer demográficamente ou não.

Last edited:
    < Previous | Next >